Blog do Yogue

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Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

24/02/2010

Formação neste sábado

É interessante como o padrão de energia vai mudando e aumentando nestes dias que antecedem o início do Curso de Formação de Professores do Yoga Dham. E-mails, comentários que chegam no blog, encontro com alunos aqui no Yoga Dham.

Há um crescente na vontade de todos de recomeçar,  porque são realmente fins de semana hiper-especiais. Enfim uma saudade geral!


CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO YOGA DHAM

Demosntração do Kraunchasana na aula de yogasanas.


E para você que está entrando agora e vai começar este final de semana seja super bem-vindo!


Água da fonte da entrada do Yoga Dham onde alguns alunos gostam de molhar os dedos e tocar a murti de Shiva e Ganesh.


  Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sando Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.


Por Sandro Bosco às 17h46

23/02/2010

CURSO DE FORMAÇÃO

Por Sandro Bosco às 15h30

22/02/2010

A meditação da medicina

 
A medicina vem meditando sobre os pesos e valores da cura (é manchete da revista Isto É de ontem). Que nunca em toda a história a medicina com a sua tecnologia salvou tantas vidas é fato consumado. Que nunca antes em nossa história o ser humano precisou tanto da prática da meditação é fato indiscutível. No entanto tratando-se de medicina e tratamentos nunca se deve esquecer do lado sutil da cura. O mesmo medicamento cura mais rápido uns do que outros. Por que? São só diferenças da constituição biológica, fisiológica, genética? Ou são diferenças psicológicas? O mesmo remédio não cura uns e cura outros. O mérito da cura, segundo o pai da medicina, não cabe a ninguém. Dizia ele: - “O médico não cura, ele ajuda a natureza a curar”. Mas quem é esta natureza? Tratando-se da percepção interior do meditador o que é esta “natureza” que cura? Esta natureza é algo além de mim mesmo?

Se médicos e pesquisadores começam a indicar meditação para os doentes sugiro que recomendem por experiência própria. Como muitos já fazem: comecem a praticar meditação!


Segundo os yogues a doença não está só no corpo físico está também no corpo mental. A meditação "limpa" a mente de pensamentos destrutivos (e construtivos). Você se conhece a partir do momento que percebe a qualidade do que pensa.


 

Eu mesmo ...

depois de algumas décadas praticando meditação regularmente percebi que esta "natureza"  -que Hipócrates menciona -  sou Eu mesmo. Percebi que este Eu mesmo é um estado permanente de pura Consciência que o raciocínio não consegue entender, tampouco descrever. As palavras dão uma raspada, chegam perto, mas ainda bem longe, ao tentar descrevê-lo. Mas é fundamental tentar descrevê-lo. E nisto, a cultura hindu / yoga é a que mais brilha em suas definições, pois estas vêm da experiência própria de sábios yogues do passado e do presente.
Percebi, meditando, que o som desta consciência, a palavra desta Consciência, é o silêncio (que mora atrás dos pensamentos).  E que conviver com este silêncio interior já me curou “N” vezes e me ajudou a melhorar em “N” outras e o que não curou me ajudou a tolerar (Ahimsa) e viver em paz; o que me parece parte da cura.


Que bom que uma pequena parcela da medicina ocidental já vem meditando sobre a medicina e vem meditando sobre a meditação!


foto: roberto setton

Svastikasana - posição auspiciosa.

De simples execução, é uma posição boa para a prática de meditação, especialmente  para as pessoas que não tem dificuldade de sentar no chão com as pernas cruzadas.

Elevar o apoio do quadril ajuda a manter a coluna ereta e o peito aberto. Dessa forma respira-se melhor e combate-se o sono. 


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Por Sandro Bosco às 09h32

20/02/2010

Yoga e o acúmulo de riquezas materiais.

 
 

Yoga e o acúmulo de riquezas materiais.

Sri Rmakrishna contava que ...


  “O Yogue  observava a abelha que, graças a seu trabalho longo e penoso, havia juntado bastante mel. Mas um homem que passava quebrou o favo e bebeu-o todo.
  Prosternado diante da abelha, o Yogue falou:
- Tu és meu guru, de ti aprendi o inevitável destino das riquezas que os homens acumulam.” 


Volto aqui a refletir aqui que o sofrimento ou a questão não está em acumular riquezas mas em apegar-se a ela e sofrer com a perda. Os seres humanos em sua maioria não sabem circular a riqueza e acumulam e anseiam em ter cada vez mais. O equívoco existencial dentro da visão yogue é apegar-se ao que é transitório como o próprio corpo, a vida e os bens materiais e esquecer daquilo que é permanente. Geralmente os humanos se lembram da vida espiritual à beira da morte. Esquecem de ter investido em acumular as riquezas espirituais.


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Por Sandro Bosco às 21h30

18/02/2010

Yoga pós-parto.

 
 

Yoga pós-parto.

 Pergunta:

Quando e como posso começar a praticar yoga depois do parto, por exemplo para fortalecer a flacidez abdominal?


Resposta:

Há duas situações distintas. Se você já praticava yogasanas  - posições  - (no método Iyengar) antes da gestação e não parou durante ou se você nunca praticou.

Em geral, na primeira condição, que é a de praticante de yoga, algumas posturas podem ir sendo incorporadas aos poucos mas em geral é necessário um tempo de 03 a 06 meses dependendo de cada mulher e da condiçao em que se deu o parto. A postura da foto abaixo pode ser introduzida com permanências curtas de 15 a 30 segundos em cada semana e ir assim num crescente semanal até 1 minuto de cada vez trocando a posição dos braços, que previne esforço desnecessário no pescoço.


foto - Denise Adams URDVA PRASARITA PADASANA  - urdva significa suspenso, prasarita - expandindo, pada -pés, asana - posição. Nesta variação apoie os pés na parede antes de subir e ao descer protegendo mais a coluna lombar e exigindo menos esforço nos músculos abdominais.


 


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Por Sandro Bosco às 15h40

O yoga devocional de Ramakrishna de Calcutá

 
 

O yoga devocional de Ramakrishna de Calcutá

Hoje se comemora 174 anos do aniversário do santo indiano, o Bakta Yogue  Sri Ramakrishna (1836 – 1886). Quando ainda bem jovem comecei a prática da meditação me inspirando em suas palavras. Costumava fazer retiros sozinho na praia e no inverno, no sul do Brasil, e senti pela primeira vez como o ensinamento do Yoga Guru protege o praticante de yoga.  A vida destes grandes mestres são um grande estímulo e entusiasmo aos iniciantes. Se você é praticante de yoga e senti inclinação pelo yoga devocional  - Bhakti Yoga - vale a pena ler sua biografia e nutrir o seu bhava - sentimento elevado - pelo yoga.

 

      “Sê livre. Vive no mundo como a folha caída  do qual o fruto já foi comido.” - Sri Ramakrishna

 


 

 

 

 

Por Sandro Bosco às 15h27

17/02/2010

Yoga - Como trazer a atenção para dentro de si?

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO YOGA DHAM – INICIO 27 DE FEVEREIRO DE 2010


Na foto a Profa. de filosofia do curso demonstra o recurso do mudra  - gesto com as mãos - para no pranayama – respiração dirigida – o praticante voltar a atenção dos órgãos de percepção para dentro de si mesmo. Com esta técnica almeja-se alcançar pratyahara – abstração dos sentidos  - um dos oito passos do yoga conforme ensina o sábio Patânjali (260 a. C.) no seu texto do Yoga Sutras (aforismos do yoga ).


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Por Sandro Bosco às 13h40

11/02/2010

A melhor lua para a prática da meditação do ano.

 
 

A melhor lua para a prática da meditação do ano.

Hoje é Shivaratri. Comemora-se entre hindus e na Índia os cantos - namasankirtan - em louvor e honra ao Sr. Shiva. O mantra (palavra de força e poder) redentor, Om Namah Shivaya, quando repetido hoje é ainda mais poderoso, é dito que cada repetição nesta noite vale por mil vezes.  Este mantra siginifica:

 -  Eu honro Shiva, o Ser Interior - que habita dentro de mim.

 

É a lua nova mais escura e é uma das noites mais propícias para meditar do ano. A mente hoje estará mais calma e receptível a ouvir o silêncio advindo do vazio interior -shiva sunya-.


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Por Sandro Bosco às 16h04

09/02/2010

Yoga com equilíbrio: troque a força por firmeza.

 
 

Yoga com equilíbrio sem força: só firmeza.

foto: Denise Adams

VRIKSHASANA - posição da árvore - As posições de equilíbrio para os iniciantes se tornam difíceis pois eles querem colocar apenas força muscular e fazê-las mecanicamente,  aliás como os humanos fazem quase tudo ou seja: fazendo uma coisa e pensando em outra coisa. Neste yogasana  - posição de yoga- para manter-se em pé, o praticante iniciante vai aprender a colocar no lugar da força só firmeza e para manter esta firmeza nas partes certas do corpo ele, deverá trazer a mente para o corpo e assim gerar o equilíbrio para a permanência e estabilidade necessária. Isto tudo traz silêncio dos pensamentos, mesmo que por segundos, torna-se uma meditação!


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Por Sandro Bosco às 18h08

08/02/2010

Yoga é a prática do discernimento e desapego.

 
 

Yoga é a prática do discernimento e desapego.

Sri Ramakrishna, o yogue de Calcutá, Índia, contava esta parábola.
  "Um milhano conseguira um peixe, e agora voava, levando-o no bico, perseguido por um bando de gralhas e outros milhanos que, às bicadas, tentavam arrancar-lhe a presa.
  Cansado da fuga, o pássaro deixou cair o peixe, que outro imediatamente, pegou.
  Sossegado, enfim, descansou o milhano num galho de árvore.
  Disse o yogue, que de longe a tudo observava:
- Você é meu guru. A paz de espírito só é possível a quem sabe renunciar a seus tesouros."


Muitos praticantes de yoga ainda hoje confundem evolução espiritual com pobreza. A questão não é ter riquezas e sim o apego que isto pode gerar. Se você tem muito dinheiro e muitas riquezas materiais fique atento pois o sofrimento está no apego. Mas pior é que tanto o pobre quanto o rico podem alimentar uma mente miserável!
Segundo Sri Maharish Patânjali, o grande sábio indiano de 260 a, C., uma das cinco aflições ou sofrimentos humano reside no desejo. Sempre querer mais e mais, torna a vida miserável e a auto-satisfação uma utopia e constrói-se assim exército inimigo de apegos.


Como se libertar desta prisão?


Alguns shastras yogues – escrituras – nos alertam que uma prática importante no yoga, é, diariamente, afiar os dois lados da espada, onde um é vairagya – desapego e renuncia  - e o outro viveka – discernimento -.
Tenha uma boa prática!


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Por Sandro Bosco às 21h48

05/02/2010

Dalai Lama está alinhado ao Yoga, o Sr. B.Obama não estou tão certo.

 
 

Dalai Lama alinhado ao Yoga, o Sr. Obama não estou tão certo.

Sigo o twitter do Dalai Lama faz alguns meses e me interessa perceber o equilíbrio dele como praticante da sabedoria dos ensinamentos tibetanos e da meditação e do seu envolvimento na política mundial em defesa do Tibet.
Acompanhá-lo no twitter tem sido uma forma de me aproximar de sua santidade e seus insights no dia a dia.

Ele terá ou teria em breve um encontro com o presidente dos EUA  pois é como aponta seu tweet desta semana:

 - "O diálogo continua: Que as nossas intenções tranqüilizem o povo do Tibete. " (tradução livre)

Ainda no mesmo dia ele tuitou este sábio ensinamento para quem caminha (um dia)  para uma reunião deste porte:

 - "Lembre-se que, não conseguir o que se quer  é, às vezes, um  maravilhoso golpe de sorte - Sua Santidade Dalai Lama" -  1 de Fevereiro às 20:51 da web


 Esta frase de sua Santidade denota uma prática de  yoga na vida, o que é do mais alto valor.  Estar desapegado dos frutos das ações é um ensinamento das raízes do Yoga.  No cerne desta sabedoria há uma luz colossal, mais brilhante que mil sóis. Aceitar o que temos agora neste exato momento é estar consoante com a vida. Só posso desejar  que sua santidade Dalai Lama norteado por esta frase, mantenha esta serenidade no coração que é o que há de maior valor para a liberdade do povo Tibetano e para sua preciosa missão. Pois do outro lado da mesa, o que norteia o Sr. Barack Obama,  não tenho claro (desconheço) se são princípios assim tão yogues.


O presidente quando ainda senador e o yogue.


Por Sandro Bosco às 18h20

04/02/2010

Yoga e a pressão arterial.

foto  - Cauê Ito

SARVANGASANA - significa posição que trabalha com todas as partes do corpo.

Dentre os inúmeros benefícios que traz a saúde fisiológica e ao sistema nervoso ele é muito eficaz no combate a pressão alta.


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Por Sandro Bosco às 13h59

01/02/2010

Mais yoga para o Lula: O yoga da fala.

Na semana passada, ouvi no rádio  uma diversidade de opiniões sobre a saúde do presidente do nosso país.
A pergunta que circulava é “ Porque ele ficou doente?”
Uma discussão ente vários  jornalistas dizia que Lula se estende em discursos onde não é necessário se estender tanto e isto consome uma energia que  traz o desgaste desnecessário.


Experimente você mesmo quando você está muito cansado como é difícil ter que falar e falar. Proporcionalmente você recupera enegia com um período de silêncio. Praticar silêncio intencionalmente no yoga chama-se: mouna. Períodos prolongados de mouna ajudam a  clarear e purificar a mente.


O Sr. Krishna no épico hindu do Bhagavad Gita, (uma das escrituras da Índia mais populares no ocidente) no capítulo XVII, nos ensina da importância da tapasya – austeridade -no yoga. Lá ele condena as austeridades feitas por orgulho e egoísmo ou que agridem o corpo como as auto-flagelações e ressalta a importância da austeridade da fala. Muitos yogues  ensinam  que a fala deve trazer calma e ser verdadeira, ao mesmo tempo tem que ser construtiva e benéfica.


Há um ensinamento védico, “Satyam bruyat priyam bruyat”, que significa “Fale o que é verdadeiro e fale o que é agradável”.  O que está contido de prático neste ensinamento é que desta forma você preserva o prana, a sua energia vital. A verdade não deve ser falada se não for agradável nem o que é agradável se for falso.  Isto significa que se algo é verdadeiro devemos escolher a forma correta de falar para que seja  compreendida, com menos chances de ser rechaçada pelo ego do ouvinte. Encontrar a forma apropriada para dizer algo é precioso.   A austeridade mental da fala traz serenidade da mente - ensina o Sr. Krishna - que é um ponto que temos abordado ultimamente aqui nesta blogosfera:

- Falar do coração para o coração.


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Por Sandro Bosco às 16h04

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

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