Blog do Yogue

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Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

22/07/2010

Um presente


É visível aos meus olhos que assim como o tempo agora compactou a energia também está compacta, compacta e expandida.
Isto porque este domingo se inicia o retiro de 07 dias de yoga e meditação e é real as mudanças que sinto em mim e que ocorrem com a sensibilidade e com os novos espaços internos da mente e da consciência que vem vindo e vem vindo como as águas de um rio caudaloso.

 A medida do tempo mensurável muda. Hoje tive um déjavu do retiro. Um vislumbre futuro dele. Talvez por já ter participado e conduzido tantos retiros tive esta visão antecipada da quarta feira, que será o 4º dia de retiro. 

Há uma  mescla com o passado e a visão futura.

Minhas práticas de yoga e meditação vem mudando a cada dia em função desta aproximação. O campo de percepção mudou, aguçou-se. A qualidade aumenta com o padrão de energia.  É o yoga no túnel do tempo onde se dissolveram em um só líquido o passado e o futuro e permanece o “presente”.

 

 

Por Sandro Bosco às 18h19

19/07/2010

Yoga e a saúde perfeita

 
 

Yoga e a saúde perfeita

"O segredo da saúde perfeita reside em manter a mente sempre cheia de alegria! Nunca se preocupar, nunca se  apressar e nunca se deixe levar por nenhum mêdo, pensamento ou ansiedade."  - Sri Satya Sai Baba


As sábias palavras do yogue Sri Satya Sai Baba é não só um segredo da saúde perfeita mas da longevidade.

Semana que vem não vou blogar por sete dias pois estarei no nosso retiro do Yoga Dham.

Nossa disciplina, rotina e programação no retiro proporcionará:

  • não se preocupar
  • não se apressar
  • e praticar yoga e meditação para reduzir a ansiedade

É assim que se conquista a saúde e alegria! 


RETIRO DE YOGA E MEDITAÇÃO  - 07 DIAS IMERSOS NAS PRÁTICAS DO YOGA - INICIO 25 DE JULHO - www.yogadham.com.br - VAGAS LIMITADAS -


  Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

Por Sandro Bosco às 18h46

Yoga combate o envelhecimento

 
Pergunta – A prática dos yogasanas ajuda a prevenir a redução da altura da coluna vertebral que ocorre com a idade?
Reposta – Todos os asanas podem ajudar e trazem benefícios. A intenção de todos eles é fazermos de maneira que aja um alongamento da coluna vertebral sempre e isto por si deve trazer um espaço entre as vértebras que é quando você estará combatendo esta redução natural causada pelo avanço da idade. Já tive inúmeros alunos de 60 a 70 anos que cresceram 1 ou mais centímetros em função de mudarem a postura do corpo no dia a dia, em consequencia da prática regular e bem orientada dos yogasanas - posturas de yoga -.


(foto - Joyce D'amore)


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Por Sandro Bosco às 18h25

15/07/2010

Como ensinar yoga? Livre-se dos conceitos!

 
 

Como ensinar yoga? Livre-se dos conceitos!

TRIKONASANA - postura dos três ângulos (foto - Joyce D'amore)


Quando você ajusta o aluno na postura deve-se tocá-lo o mínimo para obter o máximo. Há três formas de aprender a fazer um yogasana - postura de yoga - : vendo alguém fazer, ouvindo a descrição dos passos e dos movimentos e ações internas e recebendo o toque preciso do ajuste do professor.
A falta de dharana – concentração – permiti a presença da distração, quando a mente não está presente no momento e no local onde o corpo físico está. Assim o aluno pode não ouvir o que você está falando pois sua atenção não está aqui. Ele pode estar olhando a sua demonstração mas não está enxergando pois novamente sua atenção pode estar dispersa nos pensamentos. Mas ele não pode deixar de sentir o toque, que leva ao ajuste, que o coloca no alinhamento no yogasana. Daí a importância do toque claro e seguro do professor. Daí a necessidade da prática regular de yoga do professor para que o que ele ensina venha da sua própria experiência.


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Por Sandro Bosco às 23h05

13/07/2010

Yoga: a importância de ficar sozinho

 
Na prática regular do yoga torna-se cada vez mais importante ficar sozinho. Todo dia é fundamental que você possa dispor de um tempo só você e para você, em silencio. Este tempo pode ser de 1h ou daquilo que você dispor a princípio. Muitos alunos que tem uma estilo de vida e trabalho estressantes me dissseram que saem no final de semana para fora da cidade de S.Paulo e se beneficiam física e mentalmente simplesmente ficando sozinho na natureza seja no meio de uma floresta ou no campo. A floresta possui uma condição especial de cores, formas e energia que vem das árvores, vegetação e da terra, onde nossos antepassados viveram durante centenas de milhares de anos e é por si o que nosssos órgãos de percepção e por extensão nosso sistema nervoso precisapara recuperar-se e equilibrar-se.
Muitos sábios da antiguidade recomendam além disto, que toda a pessoa praticante de yoga e meditação fique absolutamente só, por uma semana a cada um ou dois meses. Este torna-se um meio de você aumentar o seu campo de percepção, auto-percepção, redução do estresse e da ansiedade.

RETIRO DO YOGA DHAM - Seguindo este ensinamento dos yogues, daqui a duas semanas estaremos em um retiro de 07 dias, fora de S. Paulo, no Embu. A programação inclui posturas, respiração, meditação, caminhadas e prática do silencio. Voce não estará sozinho,  mas a sós e em boa companhia
É uma oportunidade única.
Presentei-se com esta experiência valiosa.
 .SAIBA MAIS - WWW.YOGADHAM.COM.BR

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Por Sandro Bosco às 15h06

Energia nova para o cérebro: memória e concentração

 
 

Energia nova para o cérebro: memória e concentração

SIRSHASANA - o pouso sobre a cabeça.  - (foto - R. Setton)


Nesta variação com o aparelho que chamamos de "Força Vital",  pessoas que tem problemas na cervical podem fazê-lo com segurança sendo também útil para iniciantes se familiarizarem com a postura clássica que implica em apoiar a cabeça no chão.


Saiba mais pelo e-mail - yogadham@yogadham.com.br


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Por Sandro Bosco às 15h06

12/07/2010

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Amanhã volto com tudo!
Foram viagens e coincidentes panes nos computadores que me afastou do teclado.
Mas me fez muita falta compartilhar minhas experiências e a sabedoria Yogue com vocês!


Inspiração para todos:
“Na realidade mais profunda, além do espaço e do tempo, talvez sejamos, todos, membros de um só corpo” – Sir James Jeans -


 

 

Por Sandro Bosco às 22h14

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

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