Blog do Yogue

Busca

Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

20/01/2011

Yoga e Meditação - O poder do recolhimento

Retiro de Yoga  - O sábios recomendam: o poder do recolhimento!

 

A natureza acaba de sair do seu recolhimento ... amanheceu!

A natureza acaba de sair do seu recolhimento com o fim do inverno e o despontar da primavera.

O seu corpo físico, mental, emocional, energético e espiritual pratica “o recolhimento” todo santo dia, ou melhor, toda a santa noite quando você adormece. Prive um ser humano do “sono nosso de cada dia” e ele enlouquece.

Costumo lembrar que ‘dormir’ é o período de meditação biológica obrigatório. Durante o sono involuntariamente seu sistema fisiológico (cerebral) passa pelos mesmos estágios que passaria na prática de meditação.

Para o seu metabolismo e todos os seres vivos o recolhimento é o pão - necessário - de cada dia. (leia na íntegra este texto na coluna que escrevo no no site da Prana Yoga Journal)

A


 

Este(acima)  é um trecho da coluna que escrevo regularmente para o site da Revista Prana Yoga Journal que você pode acessar e ler na íntegra.

Estamos a dois dias do 'Retiro de Yoga e Meditação no Chile em Pucón' e posso sentir já como os primeiros raios de sol de um alvorecer.

Muito bom!

Estar mais 07 dias imerso na prática do yoga e da meditação é verdadeiramente rico e fundamental para a vida!

Até a volta!

Namastê!


Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

Por Sandro Bosco às 09h38

16/01/2011

A saúde se encontra na desintoxicação física e mental

FOTO - ROBERTO SETTON

MARICHYASANA I - em honra ao sábio Marichya

(variação da postura sem flexão)


Os movimentos que envolvem torção com permanência em geral podem auxiliar na desintoxicação dos rins e combatem a artrose na coluna vertebral no entanto devem ser evitadas durante o periodo menstrual ou feitas com bastante moderação.


Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

Por Sandro Bosco às 11h21

Reflexão

 
 

Reflexão

Pense no espaço vazio dentro de uma jarra. Quando a jarra é quebrada em pedaços, a jarra em si quebra o espaço não.
A vida é como a jarra.
Toda as formas são como a jarra.
Elas constantemente quebram em pedaços.
Quando elas se vão elas estão inconscientes.
Ainda Ele está consciente, eternamente – Brahma Bindu Upanishad -

Por Sandro Bosco às 11h11

10/01/2011

A postura já é a meditação!

"A postura não é o meio de obter o estado mental correto. Colocar-se na postura já é o estado mental correto. Não há necessidade de buscar um estado especial a mente. " - Shrunryu Suzuki (1905-1971)


Gosto deste ensinamento do meste Zen pois é como praticamos e como ensino os yogasanas e a meditação. Se você está presente neste campo de energia unificado que é o seu próprio corpo gera-se a unidade entre o corpo, a mente, a postura - yogasana - e a sua Consciência permeando a tudo. Buscar é distanciar-se, é encontrar a divisão, é querer obter oque você supõe que não tem. Quando você abandona a busca a chance de estar estar no presente, no aqui e no agora, ocorre. E estar no presente na postura é meditação!


PADMASANA- POSIÇÃO DO LÓTUS

foto - R.Setton


 Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

Por Sandro Bosco às 22h06

09/01/2011

Você tem tempo para praticar yoga hoje?

 

 


ilustração - E.Gyles - especialmente para o blog do yogue
________________________________________

Nem todo mundo tem todo o tempo que gostaria para praticar yoga diariamente. Há muito tempo atrás li um apanhado na revista americana Yoga Journal, onde entre vários professores de yoga, todos concordavam que é melhor fazer yoga hoje, dentro do tempo que você tiver disponível para praticar do que não praticar. Digamos que você tem o hábito e disciplina de praticar 2hs por dia e hoje você dispõe somente de 40 minutos e aí? Vale a pena praticar somente os 40 minutos ou não? O melhor neste caso é pular a sua prática de yoga hoje ? Ali, na revista, havia uma unanimidade daqueles professores e professoras de que é melhor praticar o tempo que você tiver do que não praticar.
Concordo!
Até que porque disciplina não é ser rígido e irreversível.


Minha mensagem para o começo do seu ano de 2011 é:


Ter disciplina é um exercício de flexibilidade, é um constante recomeçar e adaptar-se. Disciplina é amiga da criatividade!
Não deu certo hoje? Recomeça amanhã!


Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização

Por Sandro Bosco às 21h15

06/01/2011

O que é Deus?

 
 

O que é Deus?

Muito especial este filme! O  sábios yogue Sri Rmakrishna de Calcutá  disse: "Tanto o leite como a água lamacenta são Deus, mas você não bebe a água lamacenta".

Por Sandro Bosco às 18h06

05/01/2011

Escolha o seu professor de yoga para 2011

Nesta temporada de festas e férias generalizadas, longe da aulas e palestras de yoga volto ao meu querido blog do yogue respondendo a uma pergunta que me fizeram com uma resposta e outra pergunta. É que ao conversar outro dia com um conhecido meu que ainda não pratica yoga, ele me perguntava o que eu achava de determinado professor de yoga. Ao perguntar ele já estava trazendo, a opinião (nada favorável) dele.

 Eu preferi lhe responder assim:

 - Existem dois tipos ou grupos de professor de yoga: os que falam mal dos outros professsores e os que não falam mal, e que eu, prefiro me incluir no segundo grupo.

E você caro visitante desta blogosfera, que tipo de professsor ou professora prefere?

 

Por Sandro Bosco às 13h07

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

Histórico