Blog do Yogue

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Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

29/05/2011

Caimbra nas pernas

 
(foto - R.Setton)

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VIRASANA - posição do herói

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Benefícios - é útil para reduzir caimbra e cansaço nas pernas. Para quem precisa ficar muito tempo em pé traz alívio; no entanto requer orientação adequada na execução para posicionar corretamente as pernas e pés para que seja gerado espaço nas articulações dos joelhos. Quando feito dentro das bases de alinhamento pode fortalecer os joelhos.

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Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

Por Sandro Bosco às 11h11

25/05/2011

Yoga é ação!

 
 

Yoga é ação!

Ontem tuitei sobre a eficiência versus yoga. É importante lembrar que quando um praticante ganha muita eficiência por exemplo na execução de um yogasana - postura do yoga -  ocorre o risco dele parar de sentir o que de fato está acontecendo nos seus diversos níveis de percepção e se afastar do "fazendo" e se aproximar do automático. Ora tudo que deve-se ao yoga é o respeito de fazer 'sentindo' cada passo do seu ritual. Seja o ritual de uma postura e no caso sentir os movimentos e as ações internas o corpo físico e mental ou seja no caso de um ritual devocional, não importa.

Se você não está sentindo você não está presente vira um rôbo repetindo ações estéreis e sem consciência.

No yoga você tem que aprender a maravilhar-se com cada passo ou instante da sua prática para que a sua consciência se afaste do fazedor e mergulhe na ação, mais e mais profundamente mergulhe no oceano infinito da ação.

Lembre-se yoga é ação! 

Por Sandro Bosco às 09h14

23/05/2011

Alivie as dores nos ombros e na região lombar

 
 

Alivie as dores nos ombros e na região lombar

(foto  - R.Setton)


MARICHYASANA III - significado - postura do Sábio Marychyasana


Benefícios - A prática regular alivia dores lombares e dores no quadril . O fígado e o baço são contraídos e então são tonificados . Os músculos do pescoço tornam-se mais poderosos. Tensões nos ombros são aliviadas e os seus  movimentos ganham amplitude. Os intestinos também são beneficiados neste yogasana e sua prática regular ajuda a reduzir os lados do abdomen. (fonte - Light on Yoga - B. K. S. Iyengar)


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Por Sandro Bosco às 16h50

16/05/2011

O poder do fogo do Yoga

(julho/2010 - foto R.Setton)VIRABHADRASANA II - postura do guerreiro II
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Ontem, domingo, terminamos nosso último "Final de Semana de Yoga e Meditação" deste semestre do Yoga Dham e em junho teremos a continuação no final de semana do "Curso para Formação de Professores"  na sede em São Paulo.


 

Nosso encerramento do semestre lá no Embu incluiu no sábado a noite um animado yagna  - sacrifício do fogo - com arte, mantras e puja (oferendas),  ao pé da fogueira e banhado pela lua crescente. As experiências relatadas no domingo pelos praticantes foram lindas.

O sangham traz momentos inesquecíveis!

 

"Acenda o fogo do Ser Interior pela prática da meditação"

 - Shvetashvatra Upanishad -


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Por Sandro Bosco às 16h05

11/05/2011

A riqueza

 
 

A riqueza

"meus ouvidos exteriores ouvem o grito abafado das corujas , mas tudo isto esta do lado de fora da minha consciência . Sei que meu corpo físico esta em contato com o mundo exterior , mas  no interior o verdadeiro "EU" reina em silêncio ...Eu não trocaria toda a riqueza do universo por esse silêncio...Sei que ele é o alicerce que não se perde quando o mundo dos sentidos for reduzido a pó. Nessa quietude não há desejos . Ele é independente de tudo . Quando toma conta da minha consciência tudo que pensava que fosse eu mesmo desaparece . Não podemos vê-lo pelo simples fato de que nesse estado nada existe , a não ser "ELE".  - Mouni Sadhu -


 

Uma parte que me toca neste texto é “...Eu não trocaria toda a riqueza do universo por esse silêncio”.

Buscamos tanta coisa para ser feliz na vida e nos sentirmos satisfeitos mas esta é a riqueza inabalável. Quando se tem esta riqueza que o autor descreve tanto a pobreza material quanto a riqueza material, tanto a saúde como a doença, podem ser vividas com equanimidade.

Quantos tem tudo que o mundo material pode oferecer mas não tem paz nem sossego mental?

Quando você começa a experimentar mais e mais o rasa - o néctar - deste silêncio, ele vai  acalentando o mais íntimo do seu Ser, ele abranda o fogo na alma de um yoguim na busca por um porto seguro.


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Por Sandro Bosco às 09h16

06/05/2011

Dor de Cabeça - Yoga ajuda?

foto - Roberto Setton


PASCHIMOTTANASA

- siginificado - paschima - as costas ou o lado oeste do corpo, uttana  - extensão intensa.


 Muitos asanas podem ser indicados para aliviar a dor de cabeça mas o importante é como fazer a postura. Este conhecido yogasana (da foto) deve ser feito com estes apoios para que auxilie a circulação e retire as tensões que normalmente acompanham a dor de cabeça e ainda diferentemente da foto os braços ou mãos devem estar relaxados sobre o almofadão. E apesar de simples esta postura não é fácil para uma boa parte das pessoas devido ao encurtamenteo ísquio-tibial da musculatura posterior. Por isso requer habilidade de quem ensina para adaptar a pessoa na postura com o uso de alguns recursos externos como acessórios.

Quando um aluno pede posturas para a dor de cabeça é preciso saber antes que tipo de dor de cabeça ele tem.

Pergunte: - É algo que acontece sempre ou não?

Pelo menos o professor (a) de yoga pode ajudá-lo a descobrir se vem do estresse e da preocupação, do cansaço visual, da digestão ou fígado decorrentes da sobrecarga alimentar, constipação intestinal, sinusite, se é forte e repetida como uma enxaqueca crônica, e muitas outras fontes.

Enfim dependendo da origem eu emprego este ou aquele asana. E sempre o asana deverá ser adaptado na forma de fazer e ajustado à dificuldade da pessoa.

Já tive inúmeros e bem sucedidos casos de melhora substancial de enxaquecas e cefaléias diversas com alunos, mas sempre considerando que quando é crônica a aplicação e preseverança à prática do yoga será mais longa para se obter resultados duradouros.

A prática de alguns yogasanas ajudará de imediato mas a prática regular é que atingirá gradualmente a fonte. Por exemplo se você sofre de constipação intestinal pode ter dor de cabeça e será posteriormente com a prática de posturas em pé e reorganização alimentar é que se chega a fonte da melhora ou da cura.


Já há dois meses atrás o Dr. Mario Peres me sugeriu neste blog um post sobre enxaqueca e aqui agradeço a sugestão deixada em seu comentário e aproveito para indicar aos visitantes do blog do yogue que visitem o site do Dr.Peres - http://cefaleias.com.br/enxaqueca 


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Por Sandro Bosco às 09h20

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

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