Blog do Yogue

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Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

31/08/2011

Stress mata. Yoga cura?

 
 

Stress mata. Yoga cura?

Estresse está diretamente relacionado como eu reajo aos eventos do mundo. O processo de des-estressar Começa por perguntar-se: 'Como eu reajo aos eventos que tenho notícia sejam de uma esfera maior ou menor dentro do meu meio social ?'

Não acredito em nenhuma foram de romper com um ciclo vicioso de estresse que não tenha um trabalho corporal que exija do corpo e concomitantenmtente da mente como o yoga oferece no Hatha Yoga. Vejo conversando com os alunos que normalmente existe uma dificuldade em aceitar em si mesmo a relação de certas doenças como doenças oriundas de um período ou momentos passados de estresse.

É necessário uma boa capacidade de auto-reflexão para perceber e admitir-se como causador do seu próprio estresse. A maioria dos humanos se sentem vítimas do estresse quando a realidade é o contrário.

O sábio Epictetus dizia: "o que estressa um homem não é o evento mas como ele vê os eventos". É claro que em seu tempo as adversidades internas externas não denominavam-se 'estresse', mas, o efeitos das adversidades da vida na saúde física e mental já era conhecida. Como mudar o enfoque de ver a vida está além da sua mera vontade humana, exige não somente uma mudança de hábitos e rotinas mas uma transformação interior. Nunca estamos imunes a sofrer com este estado de estresse negativo mas sempre podemos saber como lidar melhor com ele. A transformação começa por aceitar a vulneravilidade intrínseca da vida como energia e dos própios fatos da vida que estão além do meu controle. Aprender que estas intempéries ou 'surpresas' acontecerão mais ou menos intensas, mais ou menos fatais, fazem parte! Uma dose de maturidade é contar com elas e tratá-la com uma pitada de bom humor.

Alguns sintomas relacionados ao estresse:

ansiedade

hiper-tensão

má digestão estomacal

intestinal  - constipação ou diarréia

sudorese

psoríase

insônia

cefaléia

enxaqueca

baixa imunológica

perda de memória

falta de concentração

irritabilidade

impotência

úlcera estomacal

colite

Enfim, a lista é grande e um sem fim de somatizações poderíamos enumerar aqui. Os yogasanas - posturas -  acrescidos de pranayama  - respiratórios - e meditação não são a fórmula mágica mas é o que eu  atesto como o mais eficiente. 

Nos 'Finais de Semana de Yoga e Meditação' praticamos estas tres técnicas e com efeitos imediatos.

Confira - www.yogadham.com.br


Todos as posturas tem um efeito além do sintomático pois trabalham como todo o organismo. Algumas delas, como a da foto, ao estimularem a irrigação sanguínea em areas nobres como a cabeça são muito benéficas.



Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

Por Sandro Bosco às 17h28

24/08/2011

Felicidade: existe um caminho?

 
 

Felicidade: existe um caminho?

Sukha em sânscrito significa felicidade dentre outras muitas traduções e explicações que você possa encontrar desta palavra estudando nos livros de yoga. No entanto quanto mais eu reflito sobre o sentido desta palavra maior ela se torna. Não é que seja bem maior em tamanho, como navegar em direção ao sol e ir descobrindo sua imensidão a cada milhão de quilômetros mais próximo desta estrela, nem é maior em intensidade como aproximar-se há poucos metros de distância das Cataratas do Iguaçu. Vejo que grandes acontecimentos não sustentam sukha, tão pouco os pequenos, mas sim a qualidade que impregno à eles, à ambos. Sukha tem sido no meu sadhana (prática de yoga ou caminho espiritual) alvo para o desprendimento e desapego e como tal um alvo vivo e dinâmico. Como um alvo de um arqueiro Zen onde a flecha, o arco, o arqueiro e o alvo devem se tornar ‘um’.

Sandro qual o seu caminho para sukha ?

Agir sem desejar, construir sem possuir, gostar sem apegar, carinho e atenção na ação, isto sim tem me aproximado da felicidade ... sukha.

Por Sandro Bosco às 06h58

20/08/2011

Ansiedade e Yoga

 
 

Ansiedade

 

Não diga para uma pessoa ansiosa ou em crise de ansiedade para respirar fundo pois isto vai aumentar mais ainda seu estado interior ou irritá-la.

Se você está com ansiedade é porque sua respiração tem estado bloqueada pela contração dos mesmos músculos que envolvem e participam de uma respiração plena, ou seja, ampla, calma e profunda.

Por esta razão antes de ensinar respiração yogue é necessário aprender as posturas yogues pois são elas vão dar amplitude maior no movimento da sua caixa toráxica, do seu diafragma permitindo uma respiração naturalmente profunda.

Respirar com prazer e profundamente é um estado que envolve todo o seu corpo e sua mente e não só a vontade de respirar.


 

ADHO MUKHA SVANASANA - significa a postura do cão com o rosto para baixo. Ela tem como um dos seus benefícios

ampliar e ajudar o movimento respiratório pelo trabalho que traz de amplitude ao diafragama; depois dela é possível uma boa respiração!


 

Nos textos antigos do yoga é dito que 'Assim como você pensa você respira' ou 'Prana chitta vritti niroddha'.

Para entendermos este ensinamento dos sábios yogues é preciso entender primeiro pela sua própria experiência advinda da prática regular do yoga a interrelação e conexão constante entre o movimento da mente (pensamentos) e respiração. Quando o movimento da entrada e  saída do ar no corpo humano se estabiliza a mente se estabiliza, trazendo um estado indescritível de paz.


Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

 

 

Por Sandro Bosco às 13h43

18/08/2011

TPM - Como o yoga ajuda?

Em uma situação de tensão pré menstrual algumas posturas de yoga ajudam muito.
No período em que você não está menstruada procure fazer todos os  yogasasanas  - posturas de yoga - mantendo a coluna côncava  o mais que você puder.
As posturas invertidas em geral são bem benéficas. Quando a menstruação chega é recomendável fazer flexões para a frente: Yoga Mudra em Virasana(1) e Baddha Konasana  são recomendáveis. Todas a s flexões para a frente acalmam a mente e Supta Baddha Konasana (2) alivia a congestão no útero.

(1) YOGA MUDRA EM VIRASANA - traduz-se literalmente por 'o gesto do yoga na posição do heroi'.

Com estes apoios, no período menstrual, este asana torna-se restaurador e deve-se evitar apoiar o baixo ventre.


(2) SUPTA BADDHA KONASANA - traduz-se por 'postura deitada do ângulo restrito'


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Por Sandro Bosco às 17h47

15/08/2011

Yoga e meditação - pratique com contentamento

"O Rato "
Conta uma história ... sentado em sua caverna no meio de um bosque, o monge meditava, imóvel. Tudo era silêncio e quietude.
Mas de repente um camundongo, de olhinhos aflitos, tentando atrair-lhe a atenção, pôs-se a roer-lhe a ponta da sandália.
          Interrompido na contemplação pelos caprichos de um insignificante rato, o monge impacientou-se:
          - Quem pensa que é, para assim perturbar minha contemplação?
          - Estou morto de fome - respondeu o rato.
          - Fora daqui, animal estúpido. Estou prestes a realizar minha união com Deus! Como ousa perturbar-me
nessa hora? - disse o monge, com um gesto hostil.
         O rato encolheu-se todo e retrucou:
         - Quanta pretensão! Querer a unidade com Deus, quem nao consegue ser uno comigo.


Volta e meia lembro meus alunos de cultivarem o contentamento na prática do yoga e  da meditação. Quando você vai iniciar a sua prática lembre que o contentamento está dentro de você.

Invoque-o!

A cena descrita na parábola acima é uma armadilha muito comum no sadhana - caminho espiritual -

Diante a dificuldade eventual de senti-lo (o contentamento)  lembre-se de uma situação na vida que você sentiu contentamento e não se atenha ao que trouxe naquele momento contentamento à você, simplesmente lembre-se do estado interior de contentamento fique com ele e batize o inicio da sua prática com este sentimento. Outra forma é recohecer o que você tem de bom em sua vida como: a própria vida, um corpo e uma mente saudáveis, comida para alimentar-se, um teto para morar, pessoas que você ama ou que amam você. A gratidão e a prática de cultivar  gratidão abrem você para o contentanento.


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Por Sandro Bosco às 09h48

03/08/2011

Insonia - melhore através do yoga

 
 

Insonia - melhore através do yoga

Uma das posturas de yoga mais eficiente para a insonia é o halasana. No entando em função da rigidez dos ombros, da coluna e do encurtamento ísquio-tibial na parte posteriror das coxas pode tornar tudo mais difícil. Se você tem um professor com preparação no alinhamento oferecido pelo Iyengar Yoga esta empreitada de melhorar da insonia através dos yogasanas - posturas -  pode  se tornar viável seja qual for a sua condição física.

O método Iyengar oferece uma variada gama de possibilidades a partir do uso de acessórios como cadeira de yoga, cobertores e almofadões, para apoiar as partes mais específicas do corpo para uma boa execução.


HALASANA - siginifica posição do arado.


Benefícios - acalma e fortalece o sistema nervoso. Mesmo sendo feito no períododa tarde beneficia a noite no andamento do sono calmo e restaurador. Alguns cuidados especiais devem ser tomados quando se tem algum problema na região do pescoço e as mulheres não devem fazê-lo no perídodo menstrual. É contra indicado para alunos iniciantes hiper-tensos e deve ser observado cuidadosamente ou até evitados em pessoas que tem pressão ocular alta. 


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Por Sandro Bosco às 13h03

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

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