Blog do Yogue

Busca

Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

23/12/2011

Como manter as mudanças que você quer para 2012

 
 

Como manter as mudanças que você quer para 2012

 

Esta não é uma tarefa fácil, haja visto toda as propostas que você fêz na empolgação do fim de ano e verificar quantas vingaram e fato.

No meu caso todas as vezes que busquei uma mudança como mudar a intensidade da minha prática de yoga e meditação eu o fiz nutrindo esta vontade com a própria prática de yoga e meditação.

Parece óbvio mas não é.

Veja, tudo que você quiser implantar de novo em você, na sua vida ou como aprendizado  -  o que é quase a mesma coisa  - faça-o paralelamente através de uma prática de exercícios ou atividade física. Trabalhe seu corpo e ao mesmo tempo trabalhe com algo que traga inputs novos para aprender, algo novo para você como matemática, línguas, música ou oratória, enfim qualquer coisa!

Ao trabalhar o corpo você trabalha de alguma forma a mente. Se você for trabalhar o corpo através dos yogasanas aí então as possibilidades de você encontrar a mudança se potencializa.

A dinâmica do tempo é fundamental. Começar a refletir sobre o tema esta semana já vale a pena. Refletir e extrair o melhor das suas idéias e vontades, sem menosprezar nenhuma, e deixando que elas decantem como algo que está em supensão na água. Outro forma é o caminho da auto investigação questionando-se o que é mais verdadeiro e que tem mais conteúdo e necessidade.

Manter a clareza na mente através de uma depuração orgânica é muito poderoso amplia e direciona sua visão do que é real e do que não é.

Para este momento precioso criamos um evento para janeiro de 2012 de 04 dias fora de São Paulo. Saiba mais- www.yogadham.com.br


Leia mais sobre determinação e mudanças  através do Yoga e da Meditação em:

http://yogajournal.terra.com.br/show_coluna.php?id=1097


Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

Por Sandro Bosco às 13h50

08/12/2011

O yoga é sempre jovem e me mantém jovem

 
 

O yoga é sempre jovem e me mantém jovem

 

Entrei na prática do yoga com 16 anos no meio da adolescência e tive uma cura de um problema de digestivo de saúde que atrapalhava minha adolescência.

Não havia naqueles tempos nem uma décima parte de informação e conhecimento sobre yoga do que se tem hoje, nem pela mídia nem pelo número de livros editados em português ou em outras línguas, muito menos revistas de yoga.

Google ? Internet? Só na imaginação.

O yoga me ajudou muito naqueles anos que se seguiram da juventude: contato com o corpo bem diferente dos esportes (gostava de futebol e natação); lidar melhor com os meus medos instalados no meu corpo e assombrando minha mente, sentir meus pés mais no chão, saber que tinha algo como o yoga no mundo que pensava diferente sobre a origens das coisas e do mundo, uma visão mais ampla de religião, isto tudo se afinava com o que eu pensava e como poderia viver no mundo ... foi um grande ‘Ufa’,

 -  ‘Que bom; não estou só’.

Amanhã a tarde  - 6a feira - ofereço aos ‘teens & adolescentes’ minha gratidão, o Sandro adolescente agradece ao yoga e as pessoas jovens com um ‘aulão de yoga’.

Yoga num mundo que para nós jovens é difícil nas tantas censuras, nos julgamentos adultos repetitivos, no excesso de palavras.

Meus braços abertos!

 



Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

 

Por Sandro Bosco às 13h16

02/12/2011

Como continuar aprendendo yoga?

Mudamos o nome do nosso curso para: "Aprendendo a ensinar yoga"; me sinto bem com esse novo nome. É uma jornada de aprofundamento.

Somos uma equipe praticando e estudando o yoga e sempre discutindo como aprender e como ensinar. Não acredito em maneiras de educar que já estão boas, acredito nas que estão sempre melhorando, isto me parece mais perto da  reflexão constante - jnana yoga - e da meditação - dhyana yoga -. Yoga sempre me provocou mudança e transformação e o trabalho com yoga tem que ir sempre nessa mesma toada, mudando e transformando.

Se você acha que já sabe yoga, cuidado. Se você aceita que está aprendendo, parabens! Como dizem os sábios: a ignorância tem fim mas a meditação e yoga só o começo.

Eternos mistérios e por isso deliciosos mistérios. O yoga é misterioso e por isso nunca se revela totalmente é sempre um aprofundamento e um expandir.

Estou saindo agora de viagem para mais um fim de semana de yoga e meditação e agora "Aprendendo a ensinar yoga".

Conviver com pessoas com este mesmo rumo, a prática em grupo, isto tudo sempre me nutre e me sensibiliza, é tudo de bom.

Estou indo ... Namastê


 

PARIVRITA TRIKONASANA - significa esta ação de torção na postura dos três ângulos



Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

 

Por Sandro Bosco às 07h53

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

Histórico