Blog do Yogue

Busca

Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

23/01/2012

Saiba porque você está praticando yoga.

Quando você começa sua prática frequente de yoga é muito útil se você parar por um momento e lembrar: 'porque estou praticando?'. O exercício de situar-se no tempo e no espaço e localizar-se dentro do seu propósito em praticar traz clareza e força.

A clareza na mente é algo que deve vir com a prática de yoga. Você pode estar praticando pelo seu bem-estar, e este é um propósito elevado, ou você pode estar praticando pelo seu maior conhecimento de ‘si mesmo’, e essa é uma direção igualmente elevada.

A prática é simples. Procure se lembrar do que o motiva no yoga e comece a praticar. Você também pode se lembrar do resultado que tem obtido, e esse ser o alimento para o seu entusiasmo.

A honestidade em deixar claro para si mesmo qual é sua motivação é muito bom!

Yoga é uma relação consigo mesmo, seja com a sua saúde, com o seu corpo, com o seu bem-estar. E como em qualquer relação, deve ser sincera.

A parábola da 'Casas e Gatos' da tradição Dervixe ilustra esse aprendizado:

Um homem que tinha grandes problemas financeiros fez uma promessa: caso encontrasse a solução de seus problemas venderia a própria casa distribuindo todo o dinheiro da venda aos pobres. Mais tarde, com seus problemas satisfatoriamente resolvidos, anunciou a casa por apenas duas moedas de prata. Mas fez no anuncio uma ressalva: somente venderia a casa a quem lhe comprasse também o gato, pelo qual o candidato deveria pagar mil moedas de prata. Logo que o negócio foi fechado o homem distribuiu entre os pobres o valor da casa, guardando para si, naturalmente, o dinheiro pago pelo gato.


Autorizada apenas cópia, reprodução ou compartilhamento na internet sem uso comercial, com créditos para o autor e/ou link para o blog original.


 


 

Por Sandro Bosco às 07h46

17/01/2012

Yoga é bem estar

 
 

Yoga é bem estar

 

Quando você termina uma aula de yoga e sente aquele bem estar geral deve aproveitar para reconhecer e valoriza-lo. Frequentemente nesse momento final convido os alunos a sentirem e desenvolverem gratidão a si mesmo pelo esforço e entrega que colocaram de si na prática e que potencializou assim os efeitos benéficos das posturas.

Resta lembrar que aquele estado especial de calma e bem estar psicofísico não é algo novo nem inventado, já está dentro de cada um e com o tempo que você adquire de prática você pode acessá-lo a qualquer hora mesmo não sendo logo depois de ter praticado.

Eu me sinto muitas vezes depois da prática nutrido, sem fome nenhuma, naturalmente satisfeito física e mentalmente.

Você já se sentiu assim?

É o instante precioso de identificar que tudo veio de dentro de você mesmo e está lá dentro.


 

Muktahastasirsana - postura de apoio da cabeça com as mãos livres. (foto de Heloísa Mesquita)


Autorizada apenas cópia, reprodução ou compartilhamento na internet sem uso comercial, com créditos para o autor e/ou link para o blog original

 

 

Por Sandro Bosco às 21h39

16/01/2012

Conta uma história Zen

 
 

Conta uma história Zen

De onde?

 

- Todas essas montanhas, todos esses rios, a própria

terra, de onde vêm? – pergunta o discípulo.

          E o mestre:

          - E a tua pergunta,de onde vem?

Por Sandro Bosco às 23h33

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

Histórico