Blog do Yogue

Busca

Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

29/04/2012

Senha de acesso ao bem estar

Quando você começa a praticar yoga é comum perceber o poder da sua mente. Perceber o quanto ela é poderosa e com o tempo como ter poder sobre ela.

Hoje ouvi de uma aluna uma experiência muito interessante. Ela contava o quanto a prática do yoga estava lhe trazendo benefícios concretos na sua saúde e bem estar nesses mais de dois anos de aulas seguidas. E que naturalmente esses efeitos benéficos continuavam entre uma aula e outra mas ela aprendeu também a acessar a totalidade desse bem estar mesmo fora da sala de aula. Por exemplo no trabalho quando a sua mente está entrando em estresse ela se recolhe em alguns momentos no banheiro e faz o tadasana (postura da montanha) e na permanência nessa postura é como uma senha de acessso a esse estado de bem estar que ela descobriu estar disponível dentro dela mesmo.

Essa senha de acesso que ela põe em prática valida a antiga sabedoria dos yogues que todo o conhecimento que buscamos fora assim como paz e bem estar, estão acessíveis dentro de nós e que a prática regular de yoga nos ensina a como chegar lá em qualquer situação mundana.

 

TADASANA - siginifica postura da montanha


Autorizada apenas cópia, reprodução ou compartilhamento na internet sem uso comercial, com créditos para o autor e/ou link para o blog original.

Por Sandro Bosco às 10h56

10/04/2012

Apêgo

 
 

Apêgo

 

Quando estamos na prática dos yogasanas estamos em contato com todo tipo de desafios. Devemos acolher o desafio e a sensação ou sentimento que nos trazem para aprendermos a lidar com eles.

O desafio maior que ocorre tanto durante uma postura  que exija (pouco ou muito) fisicamente é a atenção. Ao querer trazer atenção para o corpo físico e para o que estou fazendo é necessário abdicar ou desapegar do que se está pensando ou sentindo ou ainda desapegar das preocupções e este é um grande aprendizado.

Mesmo que você tente lembrar das coisas que realmente está apegado nessa vida terá dificuldade de reconhecer o quanto está apegado às suas próprias opiniões e crenças e elas continuam afastando de você as mudanças mais importantes e positivas que posssam ocorrer na sua vida. Isso ocorre por apêgo ao que já é conhecido por você mesmo; ou ocorre também por desconhecimento desse apego e das coisas que mantém você apegado. E cuidado, pois nem sempre  o mairo apego é por coisas materiais mas muito mais aos valores e opiniões que você guarda.

Uma revisão pode tornar possível perceber o quanto os seus principais valores e crenças já estejam desatualizados pela própria vida que você leva. A vida está sempre empurrando você para o novo, para a clareza, para o que é mais verdadeiro e melhor para o seu crescimento humano; não deixe que sua coleção de apegos torne isso pesado para ela.

 

Praticando o desapego do que realmente importa requer um boa auto-investigação.  O yoga tem que tornar você mais atento a você mesmo, ao que você pensa e ao que você está de fato apegado e sofrendo pela possivel perda.

A partir dessa qualidade de atenção começa o caminho do desapego que  liberta você do sofrimento.

 


 

Pincha Mayurasana - pincha  = cauda;  mayur = pavão

 


Autorizada apenas cópia, reprodução ou compartilhamento na internet sem uso comercial, com créditos para o autor e/ou link para o blog original.

 

 

Por Sandro Bosco às 12h15

02/04/2012

Sou o que penso

 
 

Sou o que penso



Seu pensamento é seu próprio mundo
O que uma pessoa pensa é o que ela se torna.

Este é o eterno mistério. - Maitri Upanishad -

Já ouvi toda a sorte de pessoas se impressionar com a mensagem contida nessa frase. Oque me parece algo universal principalmente quando os que a ouvem tem algum tipo de reflexão sobre a sua vida mesmo que seja dentro de uma esfera  racional. Vejo que apesar do impacto que ele possa causar em mim e em você temos um abismo que nos separa do entende-la e do assumi-la em sua totalidade.

Vale a reflexão:  - Por que algo tão simples pode se tornar  tão difícil uma vez que parece uma grande solução prática saber e reconhecer que 'o que eu penso eu me torno' ?


Autorizada apenas cópia, reprodução ou compartilhamento na internet sem uso comercial, com créditos para o autor e/ou link para o blog original


Por Sandro Bosco às 16h54

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

Histórico