Blog do Yogue

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Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

26/09/2012

Yoga da TPM ao RPM

 
 

Yoga da TPM ao RPM

 

Os yogasanas  - posturas  - para TPM não precisam ter só a finalidade de aliviar as tensões e com isso atenuar os sintomas ruins deste período. Mais do que isto eles  - yogasanas - podem ser uma porta à sensibilidade de cada mulher, uma acesso único à sua feminilidade mais íntima mais secreta e mais verdadeira. Os efeitos benéficos do yoga são o suficientemente poderosos  para transformar a TPM em RPM  - relaxamento pré menstrual - . É ímpossível a mulher exercer todo o seu poder na sociedade e na sua relação afetiva sem conhecer melhor o poder desta 'energia interna feminina' e as posturas criam e expandem a relação pessoal da mulher consigo mesma, com seus ciclos, seu corpo, suas emoções e sua libido.  É como uma amizade que se estabelece consigo mesma e vai se fortalecendo quando a mulher pratica as posturas com uma atitude de carinho e auto-investigação. Há um sábio indiano que diz que se as posturas de yoga não curarem pelo menos podem trazer paz e entendimento à questão da doença. Mas ao aplicar este ensinamento à TPM temos que adapta-lo uma vez que TPM não é uma doença, mas, traz problemas com o corpo e com o desempenho em geral. A medida que o yoga trouxer à mulher mais sensibilidade ao próprio corpo no momento da TPM este entendimento da natureza feminina e essa paz  - possível -  ganharão mais espaço e reconhecimento.

 


 

foto - Roberto Setton


UPAVISHTA KONASANA - siginifica postura sentada do ângulo

 

Benefícios à mulher - estabilidade emocional, melhora a secura vaginal,  suaviza as ondas de calor.

Veja na TV UOL  - Yoga para TPM -

http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=sofre-de-tpm-veja-posturas-de-ioga-para-aliviar-os-sintomas-04024C1B3866C0993326

 


 

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Por Sandro Bosco às 16h17

17/09/2012

Dor nas costas X Luz da Yoga

As costas são desconhecidas! Este é um dos ensinamentos valiosos que nos lembra o Sr. Iyengar - mestre de Hatha Yoga indiano - . A sabedoria aí contida é especialmente importante para praticar as posturas de yoga . E ele completa com: "devemos criar 1000 olhos nas costas".

 

Com a ampla mobilidade dos braços e pernas expressamos nossos muitos gestos e emoções com uma grande amplitude de movimentos. Os atores e atrizes sabem o quanto podem expressar rapidamente sentimentos e caracterizar personagens com a gesticulação.

No entanto sem ter o poder total da consciência necessária do corpo, da sua personalidade e dos seus movimentos reflexos e involuntários; cada ser humano vive e acumula as tensões da vida e das suas próprias resistências para com os movimentos naturais da vida, neste grande depósito das 'costas'. Os movimentos que propus no livro ‘Posturas Restauradoras’  (editora Matrix) e alguns outros vistos no vídeo da TV UOL (em Sáude e Bem estar ) para “Dor nas costas” convidam você para trazer luz à esta região do seu corpo.

Que luz?

A luz da Consciência, pois onde os olhos não chegam a visão interior que usa a pele, os músculos e os ossos, pode mostrar o caminho para aliviar tensões e para desfazer a dor nas costas.


foto: Roberto Setton


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Por Sandro Bosco às 17h00

11/09/2012

Saia da zona de conforto.

 “No espelho distorcido de sua mente, um anjo pode parecer ter a face de um demônio” Hakim Sanai.

Esta citação do sábio sufi é um grande ensinamento para estudantes de yoga que desejam se aprofundar nos estudos yogues. Ela serve como  um alerta!

 Muito do que os sábios nos ensinam nos textos antigos pode ser interpretado de mil maneiras diferentes. Quando você lê algo naturalmente interpreta e no yoga, aí reside o perigo; o  de dIstorcer àquele ensinamento para a forma que lhe seja mais conveniente. É certo que oque você aprende deve estar contextualizado e adaptado à sua vida, pois é comum você encontrar algo escrito há séculos atrás e claro, o mundo mudou! Mas cuidado: a essência do ensinamento tem de ser mantida. Se você faz  desta 'adaptação do ensinamento antigo para o século XXI 'uma forma de continuar na sua zona de conforto, você não abre as portas para as mudanças que se fazem necessária. No caso, para um estudante e praticante de yoga acompanhar o movimento de transformação que o yoga vai trazendo à sua vida, significa sair da zona de conforto e aí o espelho distorcido da sua mente pode tornar algo luminoso que você leu ou ouviu em algo sombrio. No yoga não cabe acumular conhecimento intelectual meramente mental, o yoga é prático e as mudanças que vem precisam ser acolhidas na vida diária. Lembro você que: as mudanças não cabem dentro das suas conhecidas zonas de conforto.


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Por Sandro Bosco às 07h39

06/09/2012

Descanse a mente e ganhe saúde

 
 

Descanse a mente e ganhe saúde

Há um princípio na sabedoria antiga indiana que nos ensina que o que mais adoece o ser humano é comer demais e pensar demais. Com esta preciosa dica verifique o quanto estes dois dispêndios excessivos de energia estão em relação ao seu dia a dia. Se você sente estar longe desta moderação natural, lembre-se que nada está perdido, é só você lembrar o quanto sua mente está lúcida e calma quando você acaba uma prática de yoga. É bom observar também quantas vezes você termina a sua aula de yoga e se sente satisfeito, sem fome nenhuma. Bem não só de pão e água vivemos, há outras fontes que também nos alimentam, nos nutrem, e o yoga é uma ferramenta e um caminho. Aproveite agora e dê a si uma breve pausa : assista este vídeo na TV UOL e sinta um gostinho dos efeitos dos yogasanas - posturas - para o cansaço mental.

Assista - http://migre.me/aB0ya


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Por Sandro Bosco às 08h22

05/09/2012

Yoga e os caminhos da saúde

A saúde atraves do yoga vem pelos efeitos diretos da  prática regular e com mais vantagens quando vem junto com o conhecimento e compreensão dos efeitos desta prática.

Tudo que a sociedade atual nos oferece para a saúde  segue um racionalismo pragmático nem sempre compatível com o caminho e os atalhos que o yoga oferece e pode nos mostrar.

Por isso que tratando-se de saúde oriento que o aluno deve continuar o tratamento médico que estiver fazendo, mas, deve desenvolver uma qualidade de atenção e reflexão não daonde pode chegar mas daonde ja está no exato momento. Repito que esta percepção de quanto estou melhorando e como estou melhorando vem com a prática e é como qualquer outra habilidade que voce não tinha mas desenvolveu. Ocorre que neste caso não é só uma habilidade é uma capacidade que todos temos de sentir e perceber melhor o próprio corpo e seu funcionamento.

O yoga como sabemos atinge níveis de irrigação sanguínea espetaculares e esta circulação do sangue é o veículo de uma boa saúde. A extensa e imensa malha de circulação sangúinea é altamente beneficiada pelo yoga. O corpo humano se você considera veias, arterias e capilares, tem  96 mil quilômetros de ciirculação sanguínea.  Em nenhum outro conjunto de atividade física moderno ou antigo temos por exemplo as 'posturas invertidas'. Nela é muito bom se você percebe e senti o quanto esta circulação  é favorecida em áreas nobres como a região do peito (pulmões e coração) e da cabeça (hipófise e pituitária).

No yoga a prática em si já melhora sua saúde mas se você senti enquanto faz e reconhece depois os benefícios o ganho é ainda maior!

 


 

foto - Joyce D'amore



 

Viparita Karani  - postura do lago invertido - esta yogasna pertence aos 'invertidos' e pode ser praticado na cadeira, facilitando mesmo à um iniciante uma permanência e benefícios maiores.

Não é recomendada no período menstrual ou para alguns tipos de problemas na região da cabeça.


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Por Sandro Bosco às 12h04

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

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