Blog do Yogue

Busca

Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

21/05/2008

Samskaras

Samskaras

Ontem assistia um desenho animado infantil com meu filho e o personagem disse assim: "Tem gente que só fica feliz quando fica triste".

Lembrei dos samskaras, as impressões passadas. O samskara é aquela energia, aquele impulso que nos faz agir da forma que não queríamos e desejar o que não queríamos e assim por diante.

Samskara é também entendido e traduzido como sulcos que nos marcam e nos condicionam. B.K.S. Iyengar o sábio mestre de yoga diz que "a verdadeira disciplina traz verdadeira liberdade" e é este fogo interior - tapas - da disciplina no yoga que queima os samskaras internos e nos traz a verdadeira liberdade. Liberdade no yoga é o que me aproxima do meu ser, do meu cerne, do estado de "não-mente".

Por Sandro Bosco às 18h05

14/05/2008

A grande árvore dos antepassados

A grande árvore dos antepassados

 

No último domingo pela manhã cedo, antes da minha meditação  dentro do espírito e clima de dia das mães, lembrei  de uma técnica de meditação que eu aprendi, há muitos anos atrás com um super professor de yoga: o belga André Van Lysebeth.

Ele conduziu a meditação para um grupo num local especial - em plena natureza numa noite de verão. Depois de uma boa preparação da postura e da respiração a técnica consistia em você  lembrar de seus pais, pausa, e depois dos seus avós, pausa, e  depois do seus bisavós, dos seus tataravôs, e assim por diante, evidentemente que mesmo sem tê-los conhecido.

Este “lembrar destas pessoas” é natural que se efetive muito mais pelo campo da sensação desta realidade. O efeito da expansão da grande árvore dos antepassados acabou por mudar a percepção da importância ou da grandeza da minha existência hoje como Sandro. E o processo de interiorização e tranqüilidade dos pensamentos foi (mais uma vez) bem poderoso.

Experimente, crie o clima, prepare-se e coloque em prática.

Uma dica sobre este professor é o livro da Summus, Tantra – O Culto da Feminilidade.

 

Por Sandro Bosco às 17h34

12/05/2008

Reflita!

Reflita!

 

O cineasta Woody Allen com o seu humor refinado, comentou sobre a questão mais importante da espiritualidade que nos põe em contato com a impermanência da vida com o lado humano vulnerável:

“ Não é que eu tenha medo de morrer, só não quero estar lá quando isto acontecer”

 

Por Sandro Bosco às 16h23

07/05/2008

“ O silêncio da mente habita no espaço entre dois pensamentos”

“ O silêncio da mente habita no espaço entre dois pensamentos”

 

O meu workshop de meditação chama-se  “De onde vêm os pensamentos”. Hoje de manhã cedo em minha casa na minha sessão matinal de meditação coloquei em prática um das técnicas extremamente simples que ensino.

Era bem cedo, mas minha mente estava agitada mesmo com o silêncio externo e mesmo tendo acabado de acordar. Ao invés de fugir dos pensamentos comecei a buscá-los na minha mente, isto cria um estado de alerta fabuloso, traz a mente para o presente e a mente pouco a pouco vai silenciando. A partir deste silêncio tive  ótimos insights para o dia de hoje.  Foi ótimo !

 

Por Sandro Bosco às 17h06

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

Histórico