Blog do Yogue

Busca

Sobre o blog

A idéia deste meu blog é trazer o mundo do yoga e da meditação mais perto do seu cotidiano.

Adoro responder e investigar sobre este assunto, pois é uma forma preciosa de conhecer mais este universo.

Este nome “blog do yogue” é porque vamos aproveitar a sabedoria de muitos e muitos yogues do passado e do presente para rechear e iluminar o nosso dia a dia. Yogue para quem não sabe é um sábio. E mais propriamente é aquele que chegou lá! Chegar lá no yoga é uma das muitas coisas a se saber...

15/06/2011

Eclipse hoje: medite

 
 

Eclipse hoje: medite

Hoje teremos uma eclipse agora a tarde. Alguns textos antigos da India explicam o quanto estes momentos tornam-se auspiciosos para a meditação e a introspecção. Procurando compreender estes ensinamentos dos sábios mais antigos contemplamos que o sol e a lua são balanceadores da bilologia no planeta terra e do nosso organismo humano não só do ponto de vista físiológico mas emocional e psiquíco. Quando estes corpos como a lua e o sol entrem em algum tipo e alinhamento sombreando sua luz e energia nosso organismo e nossa percepção mais refinada pode se utilizar beneficamente destes momentos. Como diz o termo do poeta 'pela percepção da sintonia fina' tudo pode ser ampliado e observado a partir de uma macro percepção do universo lá fora até a percepção sutilizada do seu micro universo interior. Alerto que a percepção sutil não se limita de maneira alguma  ao mundo sutil tal como alguns místicos propõem mas dos preciosos momentos que você consegue observar os seus próprios sentimentos e constatar que você não é aqueles pensamentos. Este já é um gigantesco momento da sutilização da sua percepção. Lembre-se que os seus pensamentos assim como a força de gravidade, a luz e o calor não são matéria: são energia.

Assim como na física quântica também no yoga e na meditação não proponho que voce acredite neste ensinamentos mas que ponha em prática com a mente aberta e tire desta sabedoria ancestral sua própria experiência.     


 

Por Sandro Bosco às 13h50

Meditação e a redução da violência

 
 

Meditação e a redução da violência

 


O último post trouxe comentários inspiradores nesta blogosfera e me animei em prolongar o assunto.
A 'arte de observar' é um segredo que quando contamos aos outros quase ninguém acredita que tem um imenso valor. Isto porque parece uma atitude passiva e na verdade é o oposto. É ferramenta da meditação observar.  Você só está presente mesmo no mundo quando está sentado na cadeira do observador. Quando você senta na cadeira do pensador, na totalidade daquele momento, você está alheio ao mundo e a quem estiver na sua frente, daí tantos dissentimentos e amarguras neste mundo por efeito da má comunicação. Se eu não ouço com totalidade o que o outro me diz é porque estou escutando com egoísmo os meus próprios pensamentos. Aquele que testemunha a sua própria ação e a sua própria fala, está em meditação e não existe nada mais benéfico e poderoso para você e para as pessoas que o cercam do que o estado interior de meditação. Já foi provado (experimento em Washington / EUA) como um grupo de pessoas meditando reduz substancialmente a violência a sua volta ou na sua cidade. No Brasil por exemplo onde a violência e os homicídios  tornaram-se uma constante e até gratuitos me diga o que pode haver de melhor do que reduzi-la  a partir do seu próprio estado interior? Medite em silencio alguns minutos por dia e logo você meditará alguns quartos de horas. Sustente o estado de saber ouvir e testemunhar para nutrir uma meditação constante!


Os textos e fotos deste blog são reservados aos direitos de publicação dos fotógrafos e do autor, Sandro Malburg Bosco, e não devem ser copiados ou reproduzidos sem autorização.

Por Sandro Bosco às 08h36

Sobre o autor

Sandro Bosco

Certificado internacional de Iyengar Yoga. Ensina e pratica yoga e meditação há mais de 40 anos, coordena a escola Yoga Dham. Neste blog compartilha regularmente todas estas experiências.

Histórico