“No espelho distorcido de sua mente, um anjo pode parecer ter a face de um demônio” Hakim Sanai.

Esta citação do sábio sufi é um grande ensinamento para estudantes de yoga que desejam se aprofundar nos estudos yogues. Ela serve como  um alerta!

 Muito do que os sábios nos ensinam nos textos antigos pode ser interpretado de mil maneiras diferentes. Quando você lê algo naturalmente interpreta e no yoga, aí reside o perigo; o  de dIstorcer àquele ensinamento para a forma que lhe seja mais conveniente. É certo que oque você aprende deve estar contextualizado e adaptado à sua vida, pois é comum você encontrar algo escrito há séculos atrás e claro, o mundo mudou! Mas cuidado: a essência do ensinamento tem de ser mantida. Se você faz  desta 'adaptação do ensinamento antigo para o século XXI 'uma forma de continuar na sua zona de conforto, você não abre as portas para as mudanças que se fazem necessária. No caso, para um estudante e praticante de yoga acompanhar o movimento de transformação que o yoga vai trazendo à sua vida, significa sair da zona de conforto e aí o espelho distorcido da sua mente pode tornar algo luminoso que você leu ou ouviu em algo sombrio. No yoga não cabe acumular conhecimento intelectual meramente mental, o yoga é prático e as mudanças que vem precisam ser acolhidas na vida diária. Lembro você que: as mudanças não cabem dentro das suas conhecidas zonas de conforto.


Autorizada apenas cópia, reprodução ou compartilhamento na internet sem uso comercial, com créditos para o autor e/ou link para o blog original.